Oficina de Capoeira

Detalhes da Oficina de Capoeira

Oficina de Capoeira

Local: CRAS – Centro de Referência a Assistência Social

Responsável.: VANDIR

Project Details

A Oficina de Capoeira nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma iniciativa que visa proporcionar o acesso à prática dessa arte marcial brasileira, rica em tradição e cultura, às comunidades atendidas pela política de assistência social. A capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira que combina elementos de dança, música, acrobacia e luta, além de ser considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

A inclusão da capoeira como uma das atividades oferecidas pelos CRAS tem como objetivo promover a inclusão social, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, e contribuir para o bem-estar físico e emocional dos participantes. A prática da capoeira traz inúmeros benefícios para os praticantes, como melhoria da coordenação motora, flexibilidade, resistência física, autoestima e desenvolvimento de habilidades sociais.

No contexto dos CRAS, as Oficinas de Capoeira são adaptadas para atender diferentes faixas etárias e níveis de habilidade, respeitando as particularidades de cada participante e promovendo um ambiente seguro e acolhedor. As aulas incluem não apenas a aprendizagem das técnicas de movimentação e golpes da capoeira, mas também a apreciação dos aspectos culturais e históricos que a envolvem, como o toque dos instrumentos musicais, o canto e a dança.

A capoeira é uma prática que estimula a cooperação, o respeito e a valorização da diversidade cultural, e sua introdução nos CRAS contribui para a construção de uma comunidade mais unida e engajada. Além disso, as Oficinas de Capoeira proporcionam uma oportunidade para o desenvolvimento de talentos locais e a preservação dessa importante manifestação cultural brasileira.

Em resumo, a Oficina de Capoeira nos CRAS da Assistência Social é uma valiosa iniciativa que promove a inclusão, o desenvolvimento integral e o fortalecimento da identidade cultural dos indivíduos atendidos, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e o empoderamento das comunidades envolvidas.

Acesse as fotos do Projeto Acesse as Fotos