+31 3887 - 1122 07h00min ás 16h00min
d4a6be52ea06caaf9de193d112f2407b.jpg

Comunicado: Mudança no Fornecimento de Medicamentos

O controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, em todo o território nacional, rege-se pela LEI No 5.991, DE 17 DE DEZEMBRO DE 1973.

Desde o Início do ano o município foi notificado pela Secretaria de Estado de Saúde que as Compras, Aquisições de Medicamentos seriam feitas através do abastecimento das Farmácias Populares do município, ou Seja, A compra de Medicamentos somente poderia ser feita através da Licitação feita Pelo Governo do Estado de Minas Gerais e Pelo CISAMAPI – MG (Medicamentos que não constem no rol do Estado), uma vez que a compra feita pela Ata de Registro de Preço do Estado Geraria Economicidade aos Municípios Mineiros.

Pois Bem, por motivo de atrasos nesta licitação, o município de Acaiaca, na Tentativa de amenizar o efeito negativo desse atraso, licitou no Fornecedor Drogaria Acaiaca, medicamentos de Princípio Ativo para abastecimento da Farmácia Popular e Fornecimento de Medicamentos de Extrema necessidade. No Mês de Julho e Agosto a Licitação do Estado de Minas Gerais foi concluída, sendo reabastecida a Farmácia.

Ao Consultar lembre – se o município tem obrigação Legal de fornecer o medicamento pelo princípio ativo, caso o médico que lhe atender receitar a MARCA DE UM PRODUTO, ELE DEVE LHE INFORMAR QUE O MEDICAMENTO FORNECIDO NA FARMÁCIA POPULAR TAMBÉM ATENDE À SUA NECESSIDADE.

Muitas vezes o paciente não pega medicamentos na Farmácia Popular por achar que a marca é um medicamento faltoso, quando na verdade o DORIL É O MESMO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO, CAFEÍNA FORNECIDO NA FARMÁCIA POPULAR.

Então a partir do momento que a Licitação do Estado de Minas Gerais e da CISAMAPI – MG foi disponibilizada ao município, não poderíamos, de forma alguma, comprar fora da licitação uma vez que os medicamentos fornecidos pelos laboratórios são quase 300% mais baratos que na farmácia particular convencional. Por isso agradecemos os contatos e ainda aproveitamos para novamente avisar para que pacientes e usuários do Sistema de Saúde de Acaiaca, não entreguem receitas, pedidos de exames, resultados de exames ou consulta e documentos pessoais a qualquer pessoa não autorizada, ou que não seja funcionário do Departamento de Saúde de Nossa Cidade, pois pessoas má intencionadas podem utilizar dessa pratica para fazerem promoção pessoal ou até mesmo utilizar seus dados de forma indevida, pois o município não se responsabiliza por essa pratica, quando isso, ocorrer procure denunciar. Procure manter contato com seu Agente de Saúde, tendo em mãos Telefone do Mesmo ou da Secretaria de Saúde.

Em resumo a Prefeitura Suspendeu o Fornecimento de Medicamento pela Farmácia Drogaria Acaiaca, por ser Obrigada por Lei a adquirir os Medicamentos diretamente dos Laboratórios. E SERÁ DISTRIBUIDO O MEDICAMENTO EXCLUSIVAMENTE PELA FARMACIA DO MUNICIPIO.